top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorAlice Virtual

Atentados e a ligação com jogos eletrônicos


Muito tem-se discutido, ao longo dos anos, sobre a ligação de jogos eletrônicos com a agressividade das pessoas, sobretudo dos jovens, pois estes passam muito tempo jogando, trancados em seus quartos sem sequer sair para tomar sol.


Um recente estudo da universidade de Oxford apontou que não há nenhuma ligação entre jogar games de conteúdo violento e praticar agressão de qualquer natureza, muito pelo contrário.


A pesquisa mostrou que jogar bastante faz bem à memória, sendo assim, jogos e agressividade não possuem qualquer ligação.


Um estudo feito pela Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus, da Alemanha no ano de 2013, mostra que jogar vídeo game faz bem ao cérebro aumentando a coordenação motora, o nível de massa cinzenta do cérebro, além de trazer outros benefícios.


Hoje, no Brasil, há um crescimento do número de jogadores on-line, onde estes participam de eventos e campeonatos, ganhando dinheiro através de uma renda extra. Segundo as pesquisas, esses jogadores aumentam a saúde cerebral.


Sobre o recente atentado ocorrido em Suzano, algumas pessoas têm defendido que o atentado pode ter influência de jogos, mas segundo os mais recentes estudos, compreende-se que não há ligação entre as coisas.


O que deve ser observado é qual era a verdadeira motivação desses jovens. Foi dito que sofriam bullying na escola, mas tudo indica haver mais coisas por trás disso.


Não se pode negar que a história está muito estranha, e não se pode imputar a culpa dos fatos, meramente, aos jogos "violentos". O que aconteceu, certamente, possui vínculo com outros fatores.


Em exemplo próprio: Sou gamer, jogo vídeo game e jogos considerados "violentos", desde sempre, e nunca matei ninguém, ou recebi alguma influência nesse sentido. Não é porque acharam um caderno com anotações de jogos, que os jogos são culpados. repito: Há algo mais profundo que isso.


Jogos, assim como armas, não matam ninguém. Pessoas matam pessoas.


Links das matérias citadas

https://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2015/04/02/games-nao-levam-a-violencia-diz-estudo.htm?cmpid=copiaecola


http://www.ox.ac.uk/news/2019-02-13-violent-video-games-found-not-be-associated-adolescent-aggression


https://canaltech.com.br/games/Estudo-comprova-jogar-videogame-faz-bem-ao-cerebro/


Rodrigo Oliveira

Twitter: @RodsLiveira Telegram: @RodsLiveira


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page